Artigos

Cortina de Luz: Porque é Importante?

A cortina de luz aplicada a segurança é um método avançado de proteger pessoas que trabalham diretamente com máquinas que apresentam risco ou perigo de acidente. Neste sentido, a cortina de luz de segurança oferecem liberdade, flexibilidade e redução da fadiga do operador quando a comparamos aos métodos tradicionais de proteção, como barreiras mecânicas ou portas deslizantes.

Ao reduzir a necessidade, quando aplicável de proteções mecânicas, as cortinas de luz de segurança simplificam as tarefas de rotina, como a operação e setup, manutenção e reparo da máquina.

1 – Como Funciona a Cortina de Luz?
Um transmissor fotoelétrico projeta uma matriz de feixes de luz infravermelha sincronizada e paralela para uma unidade receptora. Quando o emissor e receptor está instalado e funcionado e um objeto opaco interrompe um ou mais feixes no campo de detecção, a lógica de controle da cortina de luz envia um sinal de parada para a máquina protegida.

A unidade transmissora contém diodos emissores de luz (LEDs) que emitem pulsos de luz infravermelha invisível ao olho humano quando a cortina de luz está energizada.

Os pulsos de luz são seqüenciados com um LED sendo energizado após o outro e modulados (pulsados ​​em uma frequência específica). Fototransistores e circuitos de auxílio correspondentes na unidade receptora são projetados para detectar apenas o pulso específico e a freqüência designada para ele.

Essa técnica oferece maior segurança e rejeição de fontes de luz externas. A lógica de controle, os controles do usuário e os indicadores de diagnóstico podem estar contidos em um gabinete separado ou ser colocados no mesmo invólucro que o sistema eletrônico do receptor.

A cortina de luz de segurança possui o que chamamos de Confiabilidade de Controle atendendo a requisitos e Normas de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA), Instituto Nacional Americano de Padrões (ANSI) para a ANSI B11.19-2003 relacionada à segurança.

No brasil a Norma que rege a segurança de máquinas é a NR12. Na norma americana, existe uma subcláusula (3.14) que define Confiabilidade de Controle como “a capacidade do sistema de controle da máquina, a proteção, ou outro componente de controle e interface que visa atingir um estado seguro em caso de falha em suas funções relacionadas à segurança.”

Ao contrário dos sensores ópticos, a cortina de luz de segurança usa um circuito de autoverificação para monitorar a cortina quanto a falhas internas. Assim, se uma falha interna for detectada, a cortina de luz de segurança envia imediatamente um sinal de parada para a máquina protegida.

A cortina de luz entra então em uma condição de bloqueio e somente após a substituição do componente defeituoso e uma reinicialização apropriada, a cortina de luz será restaurada para a condição de operação. Saídas de segurança redundantes são outro exemplo de monitoramento de segurança.

2 – Aplicações
Proteger o operador dos perigos associados ao posicionamento de um objeto ou quando um processo é realizado é chamado de proteção do ponto de operação. O ponto de operação é frequentemente chamado de zona de operação perigosa ou ponto de estrangulamento.

Este tipo de proteção está associada a prensas hidráulicas, prensas de moldagem, estampagem, moldagem, rebitagem, ilhas robotizadas e maquinário de montagem automatizada. A cortina de luz usada nessas aplicações costuma a ser especificada com a finalidade de proteção de dedos e mãos.

3 – Aplicacao cortina de luz

As proteções de perímetro protegem o perímetro ou limite definido por uma máquina, robô ou outro equipamento. Nessas aplicações, a cortina de luz geralmente é selecionada para detectar a presença de pessoal e sinalizar o controlador da máquina a fim de evitar condições perigosas enquanto o pessoal estiver presente dentro da área protegida.

Além disso, a chave de reinicialização da cortina de luz deve estar localizada do lado de fora e dentro da visibilidade da área protegida para evitar a retomada inadvertida do movimento da máquina. Quando temos aplicações de proteção de perímetro normalmente utilizamos cortina de luz para proteção de corpo.

Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Light_curtain

https://www.citisystems.com.br/cortina-de-luz/?fbclid=IwAR0O0WVEX2aThv9fjdC0zPmhQvkR95g0ggiLwTkjgxY-EieVluqEFjhFM5M

SOLICITE UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

FALE CONOSCO

Profissionais Capacitados em Segurança no Trabalho

Preencha com seus dados e um de nossos especialistas entrará em contato.

    ©2021 Grupo Epesma - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Preciso Web